Conheça os estilos de yoga praticados no Gaya

Conheça os estilos de yoga praticados no Gaya

Existem diferentes estilos de yoga. E o número de estilos foi crescendo com o passar do tempo e com a modernização. Alguns priorizam o lado espiritual, outros trazem mais condicionamento físico e há ainda outros que podem focar na postura e flexibilidade.

E se você é iniciante nesse estilo de vida , com certeza já se deparou com algumas dúvidas sobre a prática, como:

  • Como sei qual estilo de yoga praticar? 
  • Devo me dedicar a apenas um estilo de yoga? 
  • Será que esse estilo é para mim? 

Em busca de responder a essas dúvidas e trazer mais clareza sobre a prática de yoga para iniciantes, separamos um pequeno resumo sobre alguns dos estilos de yoga que trabalhamos aqui no Gaya. 

Sabe-se que o yoga nasceu há mais de 7.000 anos na Índia, mas se espalhou pelo mundo afora. E assim nasceram as mais diversas linhagens que se ramificaram em estilos de yoga com suas próprias características! 

São essas particularidades que conferimos a seguir, acompanhe: 


Hatha Yoga 

O nome “Hatha” vem da junção das palavras “sol” e “lua” em sânscrito, representando uma união do corpo e da mente. 

As aulas de Hatha exigem a plena atenção ao movimento. Seja na postura (asana) ou na respiração (pranayama), o foco e o alinhamento corporal são princípios fundamentais para esta modalidade.

Com isso, o objetivo é encontrar o equilíbrio entre luz e escuridão, entre o sol e a lua, corpo e mente. Esse é o estilo mais praticado no mundo e o mais universal!

Muitas vezes, em nosso cotidiano, só conseguimos enxergar os extremos. Você provavelmente já ouviu alguma discussão recente sobre a polarização como um fenômeno social. Então, quem sabe a prática do Hatha yoga possa inspirar os yoguis a vencer as dualidades e encontrar o equilíbrio. 

No Gaya Bem-estar temos duas modalidades dentro do Hatha: o contemporâneo e o suave.

Hatha Contemporâneo

Esta prática possui um ritmo moderado no fluxo da aula, oferecendo modificações e instruções mais amplas sobre as posturas. Os alunos podem esperar sentir-se confortavelmente desafiados. O ritmo da aula oferece espaço e tempo para uma aprendizagem mais acolhedora e uma experiência de entrega ao final da sessão. A prática de posturas é também acompanhada de exercícios respiratórios, buscando uma conexão ampla entre corpo e mente.


Hatha Suave 

O ritmo mais lento desta aula permite mais tempo para você modificar cada postura para melhor se adequar ao seu corpo. Essas aulas extremamente acessíveis são a escolha ideal para quem quer desenvolver uma prática de movimentos calmos e conscientes com algum apoio – desde atletas valorizando um movimento mais leve até idosos e mulheres grávidas. Seu corpo agradecerá!


Quer experimentar? Confira a videoaula: 

Hatha Yoga Suave com Ingrid Langovski >

Kundalini


Essa é a modalidade para aqueles que buscam na prática do yoga uma experiência de despertar espiritual! A Kundalini Yoga é denominada Yoga da Consciência. Kundalini significa “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. 

A modalidade estimula a vitalidade física e psíquica com o objetivo de expansão da consciência. As aulas são energizantes e contam com exercícios de respiração (pranayama), contração, gestos com as mãos (mudras) e mantras. A prática propõe também um profundo mergulho na meditação.

Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan, é um estilo de Yoga que promove a saúde do corpo e da mente, a fim de alcançar uma mudança efetiva na consciência. Essa prática extremamente energética combina posturas físicas associados a mantras, respirações além da meditação. Oferecendo uma abordagem mais espiritual do yoga, essa aula também proporciona uma ação de vitalização do organismo. Alguns alunos usam branco e turbante para concentração da energia, mas você pode vir vestido como se sentir mais confortável.

Se você está em busca de uma prática para harmonizar mente, corpo e espírito, a modalidade Kundalini pode ser ideal para você.

Kundalini Yoga para imunidade com Gun Nidhaan > 

Vinyasa Flow 

Uma das práticas mais dinâmicas do Yoga, em que você fluirá continuamente por meio da sequência de asanas com intenção, entrelaçando posturas juntas que vão abrir, alongar e restaurar seu corpo de dentro para fora.

Cada aula ajudará a ligar a respiração e o movimento, aprofundando a conexão da mente e do corpo. Construa calor, resistência, flexibilidade, estabilidade e concentração nas aulas dinâmicas, equilibrando o alinhamento com a respiração. Venha preparado para fluir e se conectar

Se você é o tipo de pessoa que busca uma prática mais dinâmica e criativa, você precisa conhecer o Vinyasa Flow! 

O nome da prática, em sânscrito possui muitas interpretações, mas uma delas nos chama a atenção, que é a ideia de sequência, caminho e continuidade. O termo “flow” é uma palavra inglesa que significa fluir. 

Slow Vinyasa

Esta prática se fundamenta na conexão entre as posturas, assim como no Vinyasa Flow Yoga, mas traz o elemento do tempo para a execução. O fluxo lento permite que o praticante se familiarize com seu corpo, crie uma pausa reflexiva e ganhe mais tempo para aprofundar suas sensações.

Ela foi projetada para oferecer mais espaço entre as posturas, de maneira que seja mais fácil compreender os alinhamentos e modificações possíveis para cada indivíduo. O Slow Vinyasa Yoga não se restringe a iniciantes ou pessoas com limitações físicas.

Todos os níveis de praticantes podem encontrar seus desafios pessoais, à medida que avançam lenta e conscientemente por esta prática criativa.

Com isso, já dá para imaginar as aulas são, né? Compostas por uma sequência de posturas que ganham um ritmo fluido, o objetivo das aulas de Vinyasa Flow é unir o movimento com a respiração.

Chamamos a prática também de movimento meditativo. Compondo, assim, uma harmonia que vem de dentro para fora, e por isso é tão belo!

Slow Vinyasa Yoga – Prática Detox, com Svartir Devi >
Vinyasa Yoga com Deisi Baldin > 

Yoga e alinhamento


A consciência corporal e o alinhamento correto do corpo são os grandes focos desta modalidade. 

Aqui, buscamos explorar as posturas com maior cuidado e atenção. Além disso, o tempo de permanência em cada postura é maior, permitindo ao praticante fazer os ajustes necessários. 

O uso de fitas, blocos e outros acessórios são muito explorados nessas aulas. Trazendo, assim, alongamento e flexibilidade para o corpo, permitindo que a energia flua internamente de forma equilibrada.

Yoga Restaurativa


Restauração significa o concerto de algo desgastado pelo uso. Diariamente, usamos o nosso corpo e mente para tantas atividades que não notamos o quanto elas podem estar nos desgastando.

Por isso, através da permanência nas posturas, relaxamento profundo e respirações direcionadas, buscamos restaurar o equilíbrio interno, restaurando o nosso corpo físico e mental!

Mova-se com atenção e cuidado! Nesta prática as posturas são exploradas cuidadosamente, através da percepção mais detalhada dos alinhamentos do corpo.

Com permanência mais longa em cada postura, o praticante é capaz de fazer os ajustes necessários para permitir que a energia flua internamente, e o uso de acessórios são valiosos para que o Yoga possa se adaptar a você,e não o contrário.

Esta prática visa trazer alongamento, flexibilidade e melhoria da postura, oferecendo uma conexão mais profunda entre você e seu corpo físico.

Yoga é ir além…

Praticar yoga é ir além da prática de um exercício físico! Aqui, buscamos o autoconhecimento. Entramos em uma jornada que nos leva direto a um encontro com nós mesmos. Por isso, existem diversos estilos!

E além desses estilos principais, aqui no Gaya ainda contamos com aulas específicas para mulheres, como Yoga para o Sagrado Feminino, ou para grávidas, chamado Pré-Natal. 

Conheça os estilos de yoga presentes no Gaya Bem-Estar >

Você não precisa achar que o Yoga não é para você, isso pode ser só uma questão de encontrar o estilo certo! Por isso, é importante tomar consciência que existem muitas opções de aulas, das mais lentas até as mais vigorosas, e você pode conhecê-las melhor antes de começar. 

No entanto, nada impede de mudar a rota no meio do caminho, tudo bem?

Principalmente se você é iniciante no yoga, não se cobre!

Yoga é conexão, e você pode sempre se abrir para o novo e praticar mais de uma modalidade, se desejar.

Então, como praticar yoga? A verdade é que não existe uma regra a ser seguida. Tudo depende de qual prática você tiver maior identificação!

Pode ser que você tenha uma personalidade mais ativa e o Vinyasa Flow ajude a canalizar esta energia. Ou então, talvez você seja uma pessoa mais introspectiva, então o Hatha Yoga seja a aula que vai de encontro ao seu perfil… 

Além do mais, é preciso lembrar que somos mutáveis e passamos por momentos e fases da vida. Afinal, somos cíclicos e fazemos parte da natureza!. 

Dessa forma, o nosso foco pode transitar de acordo com as necessidades do nosso corpo, mente e alma. Há dias em que precisamos de força e energia, e outros que precisamos soltar e relaxar.

Ou seja, para praticar yoga podemos navegar por vários estilos, experimentar, e praticar o estilo que mais agrega com a nossa autenticidade.

O yoga é um estilo de vida, onde se treina a disciplina e se entrega de corpo e alma de forma genuína!

Leia também: 

Dicas para manter a prática de yoga > 

A libertação a partir do yoga: como a prática pode libertar? >

Deixe uma resposta