Ansiedade e bem-estar

8 dicas de bem-estar para aliviar os sintomas de ansiedade

A ansiedade é um dos grandes males do nosso século. O tema vem chamando mais a atenção com o passar do tempo e se mostrando um assunto relevante, necessário e que precisamos olhar e compreender para descobrir quais são os passos que podemos tomar para contornar essa situação. Individualmente falando, estamos buscando paz. Provavelmente, se você tem problemas com a ansiedade, a sua procura está relacionada com o alívio dos sintomas. E é sobre isso que nós vamos falar aqui… O nosso objetivo é te ajudar a encontrar uma rotina equilibrada, onde a única ansiedade que você vai sentir é aquele desejo pelo próximo momento de paz e bem-estar da sua rotina.

De forma direta, queremos te mostrar que é possível incluir algumas atividades na sua rotina que podem auxiliar você a ter mais autocontrole em relação aos momentos de ansiedade. Existem alguns exercícios e atividades que trazem mais equilíbrio e bem-estar para quem os pratica, e que ajudam, inclusive, pessoas que têm crises ansiosas, conheça aqui algumas dicas que você pode inserir na sua rotina

8 dicas para aliviar os sintomas de ansiedade

É fato que a saúde física e mental andam juntas de mãos dadas. Por isso, exercícios aeróbicos e uma rotina regrada de caminhadas, alongamento e até musculação são muito indicadas para apoiar o tratamento de alguns males, conheça algumas dicas importantes: 

  1. Invista em autoconhecimento;
  2. Procure entender seus pensamentos e sentimentos;
  3. Aprenda a controlar a sua própria respiração;
  4. Desconfie dos seus pensamentos negativos;
  5. Não seja tão exigente consigo mesmo;
  6. Tome uma bebida relaxante e cuidado com estimulantes;
  7. Ajuda profissional: ansiedade e depressão;
  8. Yoga para ansiedade.

Vamos entender melhor cada uma delas a seguir, confira: 

1. Invista em autoconhecimento

Quanto melhor você se conhece, mais fácil é saber o que é necessário fazer em algumas situações. Por exemplo, quando começamos a sentir os sintomas de ansiedade, é importante saber o que fazer para conseguir controlar, ou pelo menos, diminuir. 

A meditação é uma ótima maneira de se conhecer melhor e focar no agora, se você ainda não começou a praticar, vale a pena dar uma chance. 

2. Procure entender seus pensamentos e sentimentos

Essa dica está muito relacionada com a anterior. Quanto melhor você se conhece, mais fácil fica entender os seus gatilhos, conhecer os seus pensamentos e sentimentos que cada ação ou acontecimento despertam na sua mente. Isso vai ajudar a ter uma vida mais equilibrada com bem-estar. 

3. Aprenda a controlar a sua própria respiração

A respiração é uma grande aliada no controle dos sintomas da ansiedade. Quando você aprende a meditar consegue dominar melhor a inspiração e a respiração, além de aprender alguns exercícios que vão te ajudar nesses momentos. 

4. Desconfie dos seus pensamentos negativos

Não acredite nos pensamentos negativos, eles são sintomas clássicos de ansiedade. E quando você não é capaz de apenas ignorá-los ou controlá-los, eles ganham mais força e tamanho. Por isso, existem algumas técnicas que o Yoga e a meditação oferecem que podem te ajudar nessas situações. 

5. Não seja tão exigente consigo mesmo

É muito comum que a gente exija mais de nós mesmos do que dos outros, mas muitas vezes podemos passar do limite. Então, vá com calma, não seja tão duro consigo mesmo e pense se você exigiria o mesmo de outra pessoa. 

6. Tome uma bebida relaxante e cuidado com as estimulantes

Existem diversas bebidas naturais que são capazes de aliviar os sintomas de ansiedade, como os chás, que já falamos aqui no blog, mas tome cuidado para não ingerir uma bebida estimulante. 

Além disso, cuidado com o que você ingere à noite ou em alguns outros momentos, isso pode aumentar a sua ansiedade e atrapalhar o seu sono, por exemplo. Um nutricionista é um ótimo profissional para te ajudar a pensar em uma alimentação que melhore alguns dos seus sintomas. 

7. Ajuda profissional: ansiedade e depressão

Essas dicas são mais a curto prazo, para uma solução mais longa encontre um profissional que vai saber te indicar o que você precisa para controlar os sintomas. Afinal, a ansiedade e depressão estão muito relacionadas e uma pode estar causando a outra.Nesses casos o auxílio médico é indispensável. 

8. Yoga para ansiedade 

Além dos tratamentos, também é importante encontrar atividades físicas que te tragam prazer e bem-estar. O Yoga é uma ótima opção, pois traz mais autoconhecimento e ajuda no combate da depressão e da ansiedade. Já fez alguma aula? Talvez seja a hora de tentar. 

A importância de atividades físicas para o bem-estar

Já existem diversos estudos que comprovam a importância da prática das atividades físicas para o tratamento e prevenção de doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Isso acontece devido à relação com os hormônios, ao colocar o corpo em movimento, especialmente com atividades prazerosas, é liberado endorfina, o principal hormônio responsável pela sensação de alegria, bom humor, bem-estar e, inclusive, da satisfação. Isso acontece no curto prazo, logo depois da finalização da prática. 

Por isso é tão importante continuar praticando, no longo prazo, acontece a liberação crônica da endorfina, logo os seus benefícios vão se manter ativos. 

Quer um lugar para se exercitar e colocar seu corpo em movimento? Conheça o Gaya Bem-Estar, seu refúgio urbano. 

O Gaya Bem-estar proporciona um ambiente seguro com profissionais treinados para todos os alunos, venha conhecer o nosso espaço e faça uma aula para descobrir o poder do Yoga no nosso corpo e na nossa mente. 

Mas, não se esqueça de conversar com um profissional, afinal, o Yoga ajuda, porém, ainda é importante fazer o acompanhamento com um médico que vai saber te indicar a melhor solução para o seu caso. 

Para continuar recebendo conteúdos exclusivos sobre Yoga, bem-estar e meditação, acompanhe o nosso blog e se você ainda não segue, chegou a hora de seguir o Gaya no Instagram.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Unidade Juvevê - Gaya Bem-Estar

Rua Barão de Guaraúna, 483 – Juvevê – Curitiba/PR

Seg à Sex – 07h às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Unidade Praça do Japão - Radisson Hotel

Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 09h às 19h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Nomaa Hotel - Gaya Spa

Rua Gutemberg, 168 – Batel – Curitiba/PR

Seg à Sex – 13h30 às 21h
Sáb – 10h às 20h
Dom – fechado
Feriados – 10h30 às 19h

Hotel Spa Experience Fuso Hotel - Gaya Spa

Serv. José Cardoso de Oliveira, 633 – Jurerê – Florianópolis/SC

Seg à Sab – 12h30 às 20h
Dom e Feriados – 10h30 às 18h

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp