Yoga é exercício, respiração, resistência, harmonia, cadência!
Mas, antes disso tudo, a prática tem uma filosofia por trás, que mantém sua essência intocável há milhares de anos. E são essas raízes do Yoga que devem ser levadas como pilares da prática, integrando-se a cada movimento, onde quer que eles sejam difundidos!
Para tudo há um porquê…
E o Yoga é fundamentado em vários, que prevalecem há mais de cinco mil anos, desde sua criação na Índia!
Essa filosofia que o fez percorrer o mundo todo como uma prática para a mente, corpo e espírito. E todos os ensinamentos estão nos diferentes estilos de Yoga, o que mostra que a mesma essência vale para qualquer escolha!
Neste post, você vai conhecer a filosofia central do Yoga, descobrindo os ensinamentos milenares da prática. Mostrando que a integração das técnicas aos conceitos sempre deve ser seguida fielmente!
A filosofia do Yoga: conheça a prática através de sua essência e leve-a como um estilo de vida!
Mais do que uma prática exclusiva para um momento. O Yoga não deve ficar somente no tapete!
Ao praticar, você vai começar a perceber que a filosofia da prática também pode se integrar à sua vida, transformando-a em diversos aspectos.
Para entender melhor, separamos alguns dos principais conceitos que envolvem a filosofia da prática. Descubra o yoga. Descubra-se mais com o Yoga!
Entrega (Ishvarapranidhana)
A entrega dentro do yoga vai além de se dedicar aos movimentos e aulas.
Ela nos ajuda/ensina a perceber que o universo reserva cuidados para quem realiza comportamentos egocêntricos e orgulhosos que não levam a paz interior.
Praticar yoga é perceber a cada aula que o ser humano está aqui neste mundo para um grande aprendizado. E que ir pelo caminho do aprender continuamente trará a percepção de coisas que sempre estiveram ao redor, mas não eram contempladas.
Essa entrega também está relacionada com a fé! Com acreditar em si mesmo.
Acreditar que o potencial do ser humano pode ser atingido se ele se entregar de corpo, mente e alma a um objetivo, e persegui-lo sem pressa!
Autoestudo (Svadhyaya)
A atividade é um momento de imersão em si mesmo, conduzida por exercícios físicos e de respiração, que levam ao relaxamento da mente.
Nesse instante em que a mente está relaxada, outros estados mais profundos da consciência são alcançados. O que não é possível durante outras tarefas no dia a dia!
Assim, o yoga traz como filosofia sempre se conhecer. Esse é um pilar da prática que leva o ser humano ao entendimento de seu papel sobre vários aspectos. Em sua vida, na vida de familiares e amigos, na vida profissional e na sociedade!
Um dos pontos bastante trabalhados nesse despertar para o autoconhecimento é o questionamento de preconceitos. Levando a quebra constante de paradigmas internos que impedem a pessoa de progredir em vários campos.
Disciplina e esforço (Tapas)
É lindo ver um professor, professora e mestre em yoga fazer as asanas — as posturas. Eles conseguiram chegar a resultados incríveis com o corpo, através de muita disciplina e esforço, dois pilares essenciais do yoga!
Descubra o que são os asanas no vídeo abaixo:
Essa filosofia do yoga vale para muito além dos exercícios, para tudo na vida.
A prática de yoga constante leva a trabalhar mais a paciência, a compreensão, a aguardar quando for preciso e a avançar nos momentos oportunos!
Todo esse equilíbrio entre mente, corpo e espírito são proporcionados com cada vez mais intensidade a cada prática de yoga. Força de vontade e autocontrole são duas virtudes conquistadas com o afinco à filosofia que rege o yoga!
Limpeza (Shaucha)
A purificação do corpo é um fundamento conservado há milhares de anos pelo yoga. E essa limpeza vale para diferentes aspectos: físicos, mentais e emocionais!
Limpar o corpo significa remover as impurezas externas e internas. Na prática, o yoga contribui para a desintoxicação do organismo, pois, o estimula a suar, melhorar a circulação de sangue e a levar uma vida mais saudável.
Na limpeza externa, a higiene pessoal é ressaltada como um dos caminhos para a purificação.
Já para a mente, praticar yoga promove a leveza, o entendimento e a aquietação. Além de ensinar a se proteger emocionalmente de eventos que levam facilmente ao estresse!
Como o yoga também trabalha bastante o autoconhecimento, ele colabora no âmbito emocional. Fazendo que o praticante entenda melhor suas emoções e comportamentos decorrentes delas, e se mantenha emocionalmente equilibrado.
Desapego (Aparigraha)
O yoga mostra, com o passar do tempo e de uma boa disciplina na prática, que o apego impede a vida de ir para frente. Apegar-se a objetos, pessoas, sentimentos, ideias e tudo o mais, é abdicado pela filosofia!
Tal essência do yoga ajuda os praticantes a não acumular e cair no erro do exagero. Mas sim, a voltar-se ao equilíbrio para todas as coisas. Uma vez que essa filosofia é aprendida, a vida se torna mais leve e sem a autoexigência de querer controlar tudo!
Virtudes trabalhadas por esse pilar do yoga são a generosidade, a humildade, a empatia e a confiança.
Verdade (Satya)
Ter uma intenção verdadeira desde querer praticar yoga a todas as outras ações na vida. Relacionar-se com alguém, praticar um hobby, manter um compromisso com algo e consigo mesmo, trabalhar e fazer outras tarefas.
Realizar suas vontades com honestidade e comprometimento é parte da filosofia do yoga. Como o exercício trabalha bastante os momentos de introspecção e reflexão com o próprio papel na vida dos outros, a empatia é reforçada!
Não ter a intenção de prejudicar as pessoas também é uma filosofia que o yoga coloca como parte de sua essência, apoiada no ensinamento da verdade!
Não-violência (Ahimsa)
O yoga tem como essência enraizada há milhares de anos, a não-violência. Ela vale para todos os aspectos, como o falar, o agir e o pensar!
Esse fundamento se apoia no pacifismo como estilo de vida, para fazer o ser humano evoluir, conhecendo a si mesmo e ao mundo sob uma ótica não violenta.
A não violência deve ser praticada para qualquer ser vivo, incluindo a si próprio. Muitas vezes, uma pessoa pode não perceber, mas é violenta em suas ações mais simples e corriqueiras.
O que o Yoga faz é trazer à luz da percepção esses atos e estimular o praticante a acordar para um caminho de paz interior!
A prática de Yoga vai muito além do que aquilo que você imagina
Praticar Yoga passa a ter mais sentido quando suas práticas são totalmente integradas à sua filosofia.
Fazendo com que os praticantes descubram mais caminhos e possibilidades de crescimento pessoal, a cada aula. Indo além de apenas exercitar-se fisicamente!
Quanto mais fiel à filosofia do Yoga o praticante levar suas aulas, melhores serão os resultados. E um espaço que prioriza a essência do Yoga é sempre a melhor opção para praticá-lo!
O Gaya Bem-Estar preza muito pela integração da filosofia à prática de Yoga, fazendo das aulas, verdadeiras terapias para o corpo, mente e alma. Para além de professores que levam a essência do Yoga para a prática, o ambiente preparado também garante uma grande imersão nessa jornada do equilíbrio.
Descubra a essência do Yoga na prática!