Blog

como praticar yoga no carnaval
Não interrompa sua prática porque é Carnaval!

Não interrompa sua prática porque é Carnaval!

Carnaval é uma época em que muitas pessoas viajam, as estradas e ruas ficam cheias e as festas típicas tomam conta das cidades. Mas engana-se quem acha que não dá para conciliar toda essa agitação com uma atividade de relaxamento, que faça bem para o corpo e para a mente. Afinal, caso você não seja muito fã do Carnaval, nada impedirá que você estenda um tapete de yoga para escapar da multidão carnavalesca e ganhar qualidade de vida. Ou, caso você adore as festas, praticar antes de pular o Carnaval!

A prática de atividades de bem-estar pode ser uma constante ou uma verdadeira montanha-russa para algumas pessoas. E se você se identifica com o segundo perfil, que vai e volta na prática, não deixe que o Carnaval atrapalhe a sua jornada no yoga.

Descubra, neste post, porque começar a praticar yoga nesse período é uma ótima opção, e como iniciar nessa atividade prazerosa e que garante mais saúde e bem-estar!

Por que o Carnaval é um bom momento para estender o tapete de yoga e começar a praticá-lo?

Você é uma pessoa com hábitos festivos, tem uma vida social agitada e não dispensa um encontro com amigos para curtir os fins de semana? Em algum momento, o lado oposto disso, a tranquilidade e um tempo para dedicar mais a si é preciso.

Nesse contexto, o Carnaval é um período de festas tanto em centros urbanos como em cidades do interior, que você buscaria para aproveitar o momento de animação. O que não está errado de maneira nenhuma, afinal, é mais do que natural a busca por diversão e lazer! Esses momentos também são muito importantes para nos tirar da rotina de estresse.

Mas é nesse ponto que entra a chance de iniciar ou mesmo retomar uma atividade que faça bem para a sua vida, em vez de aproveitar o feriado prolongado da mesma forma que todos os anos. Escolher um exercício ou atividade que entregue momentos de total relaxamento é uma experiência e tanto em contraste ao agito do Carnaval!

E, se você não quer fugir de jeito nenhum dessa festa, também é possível mesclar a prática de yoga em meio a toda a diversão que o feriadão proporciona! O segredo é não deixar o bem-estar de lado em nenhum momento!

Nesse critério, o yoga é uma ótima opção de prática individual ou mesmo coletiva, já que possibilita ganhos em saúde física e mental, além de promover o autoconhecimento.

A prática de yoga é também uma grande imersão em ambientes calmos e envoltos de natureza, quando realizada em estúdios e espaços que privilegiam esses cenários. Por si só, o contato com ambientes naturais, tão raro para muitas pessoas, é retomado de maneira bastante profunda ao fazer yoga.

Como começar a praticar yoga?

Antes de estender o tapete de yoga e começar a praticar essa atividade, é importante se preparar. Assim como outros exercícios físicos, essa prática exige alguns novos hábitos e uma mudança de postura para o novo.

Fazendo tudo ao seu tempo, você vai colher todos os benefícios do yoga, como  aumento do bem-estar, consciência respiratória, consciência corporal e, claro, sem deixar de lado os benefícios para o corpo físico, como o ganho de tônus muscular, a diminuição da ansiedade e a melhora da concentração.

Não tenha vergonha nem medo

É comum que algumas pessoas tenham vergonha ou mesmo medo por não saberem como praticar yoga. Afinal, é uma atividade nova, principalmente quando ela será realizada na companhia de pessoas mais experientes.

Contudo, é importante lembrar que todo praticante experiente de yoga, um dia, foi um iniciante. Isso ajuda na compreensão do  seu nível dentro da prática e a fazer com que você não se exija  “saber tudo” ou mesmo ter o desempenho de praticantes assíduos.

Além disso, o yoga é uma atividade muito democrática, que busca atender cada pessoa da melhor maneira, trazendo grandes benefícios a cada uma delas, dentro dos objetivos individuais. Com todas essas características, abrir-se para conhecer tanto a prática quanto os praticantes acaba se tornando um processo mais fácil.

Planeje-se para começar o yoga

Para qualquer atividade, incluindo o yoga, você deve se planejar para praticar. Definir o dia, o horário e a frequência da prática dará a segurança que você precisa para manter a regularidade da prática.

Portanto, anotar o momento do yoga em sua agenda é necessário para que você consiga manter a sua rotina. Veja também rotas fáceis para chegar ao estúdio, separe a roupa para praticar e leve o seu tapete de yoga se for necessário.

Não é preciso tantas mudanças no seu dia a dia. Remanejar a agenda de um a três dias por semana para a prática de yoga será perfeito para cumprir com os exercícios e garantir a sua qualidade de vida!

Tenha paciência para iniciar na prática

A paciência é uma virtude que deve ser colocada sempre no topo quando se é um iniciante no yoga ou mesmo um praticante experiente. É com essa característica que seus resultados e expectativas sobre a prática serão alcançados.

Pegar a habilidade de praticar as posturas, manter a respiração conforme o yoga exige e fazer as posições da forma correta exigem paciência e tempo. Por isso, busque a evolução na atividade conforme a sua capacidade aumentar, aula após aula. Esse é um dos objetivos da prática.

Respeite os seus limites

É importante respeitar os próprios limites para não causar dor ou mesmo alguma lesão no corpo por fazer algum movimento excessivo. Para isso, perceba como o seu corpo e a sua mente reagem às posições e progrida de acordo com o que ambos permitem.

Além de garantir um maior benefício à sua saúde, o seu progresso na prática do yoga será bastante expressivo e acima do que você pode imaginar.

Em um estúdio de yoga, você possui profissionais que conseguem auxiliá-lo a encontrar o seu limite e a se desafiar de forma segura!

Encontre um estúdio adequado para a prática

O local onde você deve praticar o yoga influencia bastante em seu desempenho e também no autoconhecimento que a atividade proporciona.

Um espaço físico que tenha a ambientação propícia para a atividade, com a natureza próxima, além de ser afastado de ruídos, é essencial. O silêncio é importante para conseguirmos nos conectar a nós mesmos.

Todos esses detalhes favorecem o praticante a experienciar melhor a prática e a atingir maiores benefícios ao corpo e mente.

Também, como parte primordial de um local adequado para a prática de yoga para a vida saudável, é a equipe de professores. Um instrutor experiente é fundamental para que o seu desenvolvimento seja ótimo, já que existem diferentes estilos de yoga, cada qual voltado a objetivos e perfis diferentes.

Não deixe o Carnaval de lado, mas também não deixe o bem-estar…

A nossa intenção aqui não é fazer com que você deixe o Carnaval de lado! Muito pelo contrário, aproveite as festas, relaxe e se divirta! Como já comentamos, a diversão e o lazer também fazem muito bem ao nosso corpo e a nossa mente, além de ser uma ótima forma de fugir da rotina de estresse!

Mas, se você está começando no yoga, não deixe de praticar nesse período, pois esse é um bom momento para inserir a atividade na sua rotina e não deixar mais de praticá-la! O yoga traz uma série de benefícios ao corpo e à mente, além de servir como terapia, reconectando os praticantes a quem eles são.

Um tapete de yoga, um estúdio de boa qualidade e a orientação adequada de professores experientes terão impacto enorme no seu ganho de bem-estar e saúde. Com esse suporte, pode ter certeza de que uma vez iniciado o exercício, você vai aderir com facilidade à essa prática e evoluir cada vez mais!

Venha conhecer o Gaya Bem-Estar, estúdio de yoga em Curitiba com excelência em atendimento!