Esticar o tapete, começar a respirar de maneira mais ritmada e se envolver com os movimentos corporais… Essas são etapas comuns ao yoga, que trazem benefícios à saúde física logo nas primeiras aulas! Mas, para além disso, essa é uma atividade que promove muitas mudanças positivas na mente.
A prática milenar do yoga se traduz em movimentos corporais que buscam nos dar vigor físico em todos os sentidos.
Aumentar a flexibilidade, tonificar as pernas, braços e abdômen, melhorar a respiração e promover o equilíbrio corporal estão entre as principais vantagens da prática para o nosso corpo! E para além delas, a contribuição para a circulação de sangue, evitando até mesmo a diabetes e o combate às dores no corpo estão entre os benefícios.
Mas, um dos pilares do yoga está escondido entre um movimento e outro!
Estamos falando dos benefícios à sua mente. Por isso, neste post trazemos as principais contribuições dessa prática à saúde mental e, mais a fundo, a consciência.
Quais são os principais pontos positivos da prática do yoga, para a mente?
O yoga auxilia de maneira consistente uma série de âmbitos da mente, trabalhando como uma verdadeira terapia. Por isso a prática consegue conectar de maneira profunda o ser humano com sua consciência.
1. Colabora para a autocompaixão
De maneira simples, praticar yoga requer disciplina.
Porém, ela não é encarada de forma rígida pela atividade, e sim, de maneira que a pessoa tome consciência de que esse autocuidado é fundamental para a saúde do corpo e da mente.
Assim, o yoga vai, aula após aula, conectando ou mesmo reconectando o ser humano com o amor-próprio. O autoamor é uma conexão essencial para a nossa saúde.
Essa conexão com o autocuidado em níveis mais profundos promove o encorajamento, a autoaceitação e autodescobertas.
Com a prática constante de yoga, muitas habilidades antes escondidas ou pouco trabalhadas do praticante, se revelam. Mostrando potenciais que, por vezes, a pessoa não sabia que era capaz de ter!
É uma jornada em busca do desconhecido! Uma aventura em si mesmo(a)!
Outro aspecto que é amplamente trabalhado nesse sentido, é o desprendimento dos julgamentos em relação a si e aos outros. Revelando que as imperfeições de si mesmo não são necessariamente um defeito, mas pontos a serem trabalhados.
2. Aumenta a resiliência
A resiliência pode ser interpretada como a maneira com que uma pessoa consegue aprender com erros e situações adversas, adaptar-se a elas, resolvê-las e progredir com isso. Pois o yoga promove essa habilidade no praticante, de forma gradual.
Assim como o corpo ganha mais resistência e força para dar um passo mais desafiador ao próximo movimento de yoga, a mente também se molda para ficar mais adaptável aos desafios da vida.
A aprendizagem de que não é preciso “ganhar a todo custo”, desprender-se de vaidades que prejudicam a própria evolução e ter mais paciência para encarar a vida, são promovidas pela resiliência. É o aprender a saber quando, como e por que fazer, sem sofrer!
3. Entrega mais consciência corporal
A consciência corporal é entender os sinais do corpo e como ele se comporta ao longo do dia e de atividades, sem exceder seus limites. Isso não apenas traz um maior autocuidado como uma percepção mais aguçada do que se é capaz de realizar a nível físico.
Imagine um atleta que deve quebrar suas barreiras a cada treino, em busca de se classificar para torneios.
Ele deve saber respeitar seus limites para que tenha a melhor progressão e conquistar seus objetivos.
Com a consciência corporal promovida pelo yoga, isso funciona da mesma forma!
Saber quando parar, o que fazer e entender que o corpo fala muito mais do que as palavras, são presentes que o yoga dá a quem se entrega com auto respeito, a essa atividade.
4. Reduz o estresse
O estresse é um dos problemas que surgem todos os dias, provocado por fatores externos como internos. Nesse sentido, ser uma pessoa que se irrita com facilidade a torna ainda mais vulnerável para situações estressantes.
Como o yoga promove a integração entre mente e corpo muito baseada na respiração adequada, a atividade consegue diminuir o nível de estresse — uma das causas da ansiedade.
Um dos motivos é que os exercícios de inspirar e expirar o ar com profundidade (os pranayamas) levam a mente a trabalhar de forma mais calma.
Também, outro aspecto trabalhado pelo yoga que impacta positivamente na diminuição do estresse, é que os exercícios corporais retiram parte da tensão muscular. Esse tensionamento de músculos é um problema que tem, entre outras causas, os altos níveis de estresse.
5. Promove a atenção
Fazer os movimentos de yoga exige se concentrar no momento, e isso ajuda a que a pessoa tenha maior conexão com os momentos fora da atividade.
No yoga, a atenção é constante, pois se alia a respiração com cada movimento, dando ênfase a consciência sobre corpo e mente. Assim, mais conscientes de seus movimentos, o praticante transfere esse aprendizado para o dia a dia e se mantém com mais foco sobre outras tarefas.
6. Dá o senso de finalidade
O sentido de finalidade está explícito no yoga. A prática, apesar de individual, é realizada por milhões de pessoas no mundo todo, com objetivos bastante parecidos. E desde as buscas dos benefícios corporais aos mentais, todos os praticantes estão à procura da evolução pessoal.
Sentimentos de gratidão, de estar envolto em uma comunidade e de se sentir focado e motivado em continuar a progredir em cada movimento são partes intrínsecas do yoga. Trazendo esse aspecto de que a atividade trabalha sempre baseada em propósitos que são individuais, mas, que se cruzam no coletivo.
7. Ensina o autoconhecimento
Todos os benefícios que o yoga traz à mente culminam no autoconhecimento. Com a autocompaixão, senso de finalidade, redução do estresse, conhecer os limites do corpo, entre outros, tudo contribui para que se conheça mais sobre si mesmo.
O autoconhecimento é algo que pode ser trabalhado por diversas vias, especialmente na terapia. Nessa direção, o yoga consegue resultados tão profundos em se autoconhecer quanto nas terapias tradicionais e outros métodos que têm o foco total na mente humana.
Dessa maneira, indo pelo caminho do exercício e da consciência corporal, o yoga ativa a mente assim como terapias. Trazendo resultados tão surpreendentes quanto elas.
Praticar yoga traz benefícios completos para a vida, indo do corpo à mente com a mesma intensidade. E tais resultados podem ser percebidos logo nas primeiras aulas, e vão se intensificando à medida que o praticante se entrega mais aos movimentos e suas lições.
Proporcionando muita qualidade de vida e conexão consigo e com os outros!
Conheça mais sobre o yoga, a ciência do equilíbrio entre o corpo e mente! >
Continue acompanhando o nosso blog para não perder novidades sobre esse universo e se aprofundar na prática de yoga em todos os aspectos.